Qual o lugar das COP na formação profissional?
CorteVale
As COPs e, em particular as comunidades de aprendizagem, podem desempenhar um papel determinante na qualidade e, acima de tudo, na continuidade e consistência dos projectos de formação.
Habitualmente a formação tem poucas consequências, isto é, não é fácil continuar a manter relações e a acompanhar o percurso de vida e profissional dos ex-participantes, especialmente quando existem grupos com motivações semelhantes e estão interessados em continuar a debater ou a procurar soluções para problemas comuns.
Não sendo fácil, podem ser constituídos no decurso da formação grupos de resolução de problemas ou mesmo de partilha de práticas que, após a formação, continuarão a trabalhar, apoiados por facilitadores.
O encontro regular dos membros destes grupos de discussão é importante, assim como os instrumentos de comunicação e cooperação que podem ser utilizados. O boom do software social e, em particular, as ferramentas da WEB 2.0 poderão facilitar enormemente o pós-formação...
Aqui podem ser destacados: as listas de distribuição (p. ex., o yahoogroups), os blogs, os wikispaces...
Insiste-se na importância de termos uma agenda de trabalho clara e que vá de encontro às prioridades de discussão, de pesquisa e de trabalho dos membros: pois é, numa COP não existem participantes, mas membros e isto tem consequências nas responsabilidades, na participação e nas decisões que a COP toma!
Destaca-se ainda o trabalho de divulgação e disseminação das práticas e ferramentas da WEB 2.0, realizadas pelos autores referenciados em post anterior "mão cheia de disseminadores da WEB 2.0" .